Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2019
18 de FEVEREIRO de 2019 | Fonte: Secretaria de Estado de Educação (SED)

230 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino retornam às aulas hoje

Dos estudantes matriculados na REE, 7.8 mil estarão nas unidades do Programa Escola da Autoria. Este ano, 11 novos municípios de MS serão atendidos.
Foto: Edemir Rodrigues

O ano leetivo, para os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), tem início nesta segunda-feira (18/02), com o retorno de 230 mil alunos, das 366 escolas de Mato Grosso do Sul. Com a preparação iniciada ainda em 2018, a Secretaria de Estado de Educação (SED) trabalhou para organizar a compra e distribuição dos kits escolares, merenda e uniformes, além de receber e orientar os profissionais que estarão presentes nas escolas, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Órgão Central, por meio da formação continuada.

 

Em 2019, a entrega dos kits escolares (composto por cadernos, lápis, caneta, borracha e régua), bem como os 300 mil uniformes (camisetas), será iniciada já neste mês de fevereiro, com o retorno dos estudantes.

 

Responsável pela Escola Estadual Cambarai, de Maracaju, a diretora Katiane Silva de Souza falou sobre a importância do atendimento às necessidades dos estudantes e como isso ajuda no andamento das atividades. “Atendemos uma demanda significativa de alunos de diversas situações e classes sociais, serão mais de 800 estudantes que receberão uniformes e kits escolares, no qual auxiliará, e muito, no aprendizado e desenvolvimento educacional”, disse.

 

A secretária de Estado de Educação, professora Maria Cecilia Amendola da Motta, enfatizou a atuação do Governo do Estado, por intermédio da SED, para que nenhum estudante da Rede Estadual fique sem uniforme e material escolar. “O enfoque principal é o desenvolvimento escolar e aprendizagem, capacitando o corpo docente e contribuindo para o aprendizado dos estudantes, assim, atingimos nosso objetivo, que é proporcionar educação de qualidade e referência para todo o Brasil”, declarou.

 

Escola da Autoria

Dentre os estudantes que retornam às aulas na segunda-feira, estão os alunos que fazem parte das escolas que ofertam o Ensino em Tempo Integral, as “Escolas da Autoria”. Das 56 unidades presentes no Estado, são 29 escolas dedicadas ao Ensino Fundamental, sendo 12 em Campo Grande e outras 17 no interior de MS, nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Miranda, Jaraguari, Terenos, Corumbá (duas escolas), Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina, Taquarussu, Paranaíba, Cassilândia, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

Quando o assunto é a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), vale destacar o crescimento da rede de atendimento. Em 2018, a REE contava com 16 escolas (11 na capital e 5 escolas no interior), que receberam 4.6 mil estudantes. Em 2019, o número de unidades aumentou de forma significativa, com a adesão de 11 novas unidades ao Programa Escola da Autoria, sendo 10 no interior e uma em Campo Grande. Ao todo, já são 27 unidades em todo o Mato Grosso do Sul. 

 

De acordo com secretário adjunto da SED, Edio Castro, a estimativa é de atender uma demanda, este ano, de 7.8 mil alunos do Ensino Médio nas Escolas da Autoria. Além da Capital, com 12 unidades, a Rede Estadual conta com escolas que ofertam o EMTI nos municípios de Maracaju, Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Dourados, Coxim, Bela Vista, Caarapó, Jardim, Amambai, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Camapuã, Anastácio e Cassilândia. 

 

Implantado no início da atual gestão, ainda em 2015, o Programa Escola da Autoria faz parte da proposta de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral por parte do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC).



Untitled Document
Últimas Notícias
Filha de PM é encontrada morta em quarto ao lado da arma do pai
Força Nacional é mantida em Mato Grosso do Sul por mais 90 dias
Atirador deixa morto e vários feridos em estação na Holanda
Untitled Document