Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
23 de JANEIRO de 2019 | Fonte: G1

Sisu divulga nota de corte cinco vezes ao dia

Candidatos devem ficar atentos às atualizações, que ocorrerão às 7h, 12h, 17h30, 20h e 0h. MEC disse, no fim da terça-feira, que é uma "novidade da edição".
Vagas do Sisu 2019 estão abertas — Foto: Reprodução/MEC

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atualizará as notas de corte parciais de cada curso em cinco momentos do dia: 0h, 7h, 12h, 17h30 e 20h. A decisão altera as regras inicialmente informadas pelo Ministério da Educação (MEC) - até então, os índices só seriam renovados à meia-noite, diariamente, até o prazo final, na sexta-feira (25).

 

Durante o primeiro dia de inscrições, candidatos estranharam que as notas de corte não só estavam aparecendo, como também oscilando ao longo da terça-feira (22). Questionado pelo G1, o MEC afirmou que essa foi "uma novidade nessa edição do Sisu" e que a divulgação em quatro horários continuará até o fim da semana.

 

Ou seja: durante a sexta-feira, último dia para a participação no Sisu, os candidatos devem ficar atentos - às 20h, as notas de corte poderão mudar novamente.


Como funcionam as notas de corte?

Em edições anteriores, o Sisu divulgou, uma vez por dia, depois de 24h de inscrição, uma nota de corte parcial para cada modalidade e curso. Ela é uma referência para ajudar o estudante a se inscrever em uma opção na qual realmente tenha chances de aprovação.

 

Ela é calculada da seguinte forma: supondo que sejam 30 vagas de ampla concorrência no curso de educação física, na universidade X. No primeiro momento, 60 candidatos se inscrevem para essa opção. Entre eles, vão ser aprovados os que tiverem as 30 maiores notas no Enem. Ou seja: a nota de corte será a 30ª mais alta. Exemplo: 642 pontos.

 

Se, no período seguinte, alunos com desempenho melhor se inscreverem, esse patamar vai subir. Por isso, é importante ficar atento e selecionar opções em que haja chance real de aprovação. Se a nota do candidato for de 450, dificilmente ele será selecionado em um curso cuja pontuação mínima seja 642. Vale procurar outra opção.

 

É bom repetir: a nota de corte é só uma referência. Mesmo após a última ser divulgada, às 20h da sexta-feira, outros participantes podem se inscrever até o fim do dia - o que muda a nota mínima. Consequentemente, só é possível saber se realmente foi aprovado quando os resultados forem publicados na segunda-feira (28).



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document