Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
02 de JULHO de 2018 | Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Governador acompanha atendimento na Caravana da Saúde e entrega óculos para estudante da Capital

Na estrutura montada pela Secretaria de Estado de Saúde aconteceram consultas de diversas especialidades e as cirurgias mais simples das especialidades de oftalmo e vascular.
Governador Reinaldo Azambuja conversa com a jovem Jéssica, que corrigiu deficiência visual na Caravana da Saúde (Foto: Edemir Rodrigues)

O sentimento de gratidão ao governador Reinaldo Azambuja e a sensação de alívio por realizar uma cirurgia depois de tantos anos de espera. Assim reagiam as pessoas que estão sendo atendidas por mais uma etapa da Caravana da Saúde com a presença do chefe do Executivo na estrutura armada no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, na manhã deste domingo (01/07). Mais de dez mil pessoas  foram atendidas no local.

 

Um dos beneficiários da Caravana da Saúde mais feliz era a pequena Janaína Fernandes Silva, 10 anos, que recebeu das mãos do governador um aparelho de óculos para corrigir as deficiências visuais constatadas pelo exame realizado no maior programa de saúde realizado em Mato Grosso do Sul. A segunda etapa da Caravana da Saúde prioriza o atendimento oftalmológico nas escolas públicas como medida para reduzir evasão escolar e repetência.

 

A estudante Janaína, que cursa o 5º ano na EM Gonçalina Faustina, no Tarumã, é uma entre milhares de jovens que o programa revelou problemas de visão, com deficiência de 1,5 grau em um dos olhos. “Eu tinha dificuldades de enxergar a lousa e isso me prejudicava no rendimento, pois, às vezes, não conseguia copiar a tarefa passada pelo professor”, disse a menina. “Agora você vai tirar só nota 10”, brincou o governador.

 

Toda a família de Janaína está sendo atendida pela Caravana da Saúde. A mãe, Jéssica Helena Cardoso Fernandes, 26 anos, fez uma cirurgia vascular no ano passado, em Maracaju, onde morava, e agora fará uma segunda. Seu filho mais novo, Henrique, 7 anos, não tem visão de um lado e passará por uma bateria de exames para verificar o seu grau de cegueira. “A gente não conseguia marcar os exames, mas agora está sendo rápido com a Caravana”, disse Jéssica.

 

Saúde perto do cidadão

A ação do Governo do Estado, no Ayrton Senna, segue até o dia 6 de julho. Na estrutura montada pela Secretaria de Estado de Saúde acontecem consultas, de diversas especialidades, e as cirurgias mais simples das especialidades de oftalmo (vitrectomia, catarata, pterígio e yag laser) e vascular (duas técnicas usadas para retirar varizes – convencional e esclerosante/espuminha). O restante das cirurgias será realizado em ambiente hospitalar.

 

Durante a visita do governador Reinaldo Azambuja a megaestrutura, no final da manhã deste domingo, o número de procedimentos cirúrgicos na área de oftalmologia chegava a 3.566, sendo a maioria (2.685) de catarata. Nesta etapa da Caravana da Saúde foram destinadas 1.000 vagas por dia para consultas, além de capacidade para a realização de 400 cirurgias/dia. Pacientes de todos os municípios estão sendo atendidos, além da população da Capital.

 

Ao chegar à entrada da estrutura da Caravana, o governador Reinaldo Azambuja se encontrou com um grupo de pacientes de Corumbá se recuperando de cirurgias da catarata. Somente este município enviou 258 pessoas para tratar da visão, todas aguardando mais de dois anos da fila para realizar a cirurgia e enxergar melhor. O governador disse que se sentia feliz por garantir mais qualidade de vida às pessoas tirando-as da fila da vergonha.

 

“É uma das ações mais importantes do nosso Governo, onde já realizamos mais de 60 mil cirurgias, mais de 3.600 aqui nesta etapa da Caravana da Saúde”, comentou. “A Caravana da Saúde veio para reestruturar a saúde nos principais polos do Estado e, mais do que isso, colocar a saúde mais próxima da população. O  pronto atendimento, com cirurgias e exames especializados, é fundamental para que as pessoas tenham mais dignidade”, pontuou.

 

Acompanharam o governador na visita por mais de uma hora à Caravana da Saúde os secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Carlos Alberto Coimbra (Saúde) e Carlos Alberto Assis (Administração e Desburocratização); e os deputados estaduais Beto Pereira, Mara Caseiro e Paulo Corrêa.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document