Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
11 de JUNHO de 2018 | Fonte: Ascom/IFMS

IFMS abre 120 vagas em cursos superiores pelo Sisu

Há vagas para os cursos superiores de tecnologia em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão do Agronegócio, para ingresso no segundo semestre.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o edital que oferta 120 vagas em cursos superiores de tecnologia, para ingresso no segundo semestre. As opções são Sistemas para Internet, em Campo Grande, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Corumbá, e Gestão do Agronegócio, em Ponta Porã. 

 

O edital nº 042/2018, com as regras e o cronograma da seleção, está publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

 

A seleção será feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, que tenham obtido nota maior que zero na redação e nas áreas do conhecimento.

 

Inscrições - Devem ser feitas de terça a sexta-feira, 12 a 15 de junho, na página do Sisu: www.sisu.mec.gov.br. Para se inscrever, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017.

 

A convocação em primeira chamada deverá ser publicada no dia 18 de junho.

 

As matrículas deverão ser feitas de 22 a 28 de junho, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS para o qual o candidato se inscreveu.

 

Ações Afirmativas – Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

O IFMS também possui uma ação afirmativa de caráter local. Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem.

 

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. 

 

Tanto a opção de cotista como de beneficiário do bônus local deve ser feita no ato da inscrição.

 

Lista de espera - Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada poderão manifestar interesse pela vaga na lista de espera, no período de 22 a 27 de junho, na página do Sisu.

 

A partir da lista de espera, e se houver vagas disponíveis, serão realizadas duas novas convocações.

 

Caso ainda haja vagas após as três primeiras chamadas, o edital do IFMS prevê a abertura de vagas remanescentes para candidatos que tenham participado das edições 2017, 2016 ou 2015 do Enem. A seleção e classificação serão feitas pela maior nota obtida em uma dessas três edições.

 

A diretora de Graduação do IFMS, Giane Silva, explica quais os benefícios de reunir todas as possibilidades de ingresso no mesmo edital. "Acreditamos que isso irá otimizar o preenchimento das vagas no ensino superior, uma vez que não será preciso lançar outros editais para novas chamadas. Ao agilizarmos o processo, evitamos o prejuízo pedagógico de se ingressar no curso após o início das aulas".



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document