Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
14 de MAIO de 2018 | Fonte: Extra

Suspeito de ordenar a morte de Marielle vai para presídio federal

Ex-PM é um dos suspeitos de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, segundo o depoimento de uma testemunha.
O ex-PM conhecido como Orlando de Curicica, na ocasião da sua prisão (Foto: Divulgação)

A 5ª Vara Criminal da Capital determinou, nesta segunda-feira (14/05), a transferência de Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, para um presídio federal de segurança máxima. Na decisão também foi deferida a manutenção provisória de Orlando na Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1), enquanto o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) não decide para qual dos quatro presídios federais Orlando será transferido. Orlando é um dos suspeitos de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, segundo o depoimento de uma testemunha.

 

O advogado Renato Darlan, que defende o ex-policial militar, disse nesta segunda-feira que solicitou à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) a transferência de seu cliente. Segundo Darlan, Orlando já sofreu uma tentativa de envenenamento.

 

Ainda segundo o advogado, a previsão é de que Orlando seja ouvido pelo Ministério Público, nos próximos dias, por conta da suspeita de envolvimento no caso Marielle.

 

— Isso será feito na presença de representante da defesa do meu cliente - concluiu.

 

Na decisão, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) alegou em seu pedido que a transferência “é de grande relevância para o interesse da segurança pública, visando inibir a atuação do preso em referência e de coibir eventuais associações criminosas, bem como quaisquer outras práticas que atentem contra o Estado e a população”.

 

De acordo com documento elaborado pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança, Orlando de Curicica é apontado como o principal líder do grupo criminoso conhecido como "Milícia de Jacarepaguá". Orlando encontra-se preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, de acessórios e de munição de uso restrito. Ele também já foi condenado por crimes de roubo circunstanciado e responde a processos por crimes de organização criminosa armada e de homicídio qualificado.

 

Em carta escrita dentro do presídio, Orlando nega que tenha ajudado a planejar a morte da vereradora Marielle Franco e afirma que “nunca tinha ouvido falar dela”. No documento, divulgado pelos advogados de defesa de Orlando, ele afirma não ter “qualquer envolvimento com este crime bárbaro”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document