Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
24 de ABRIL de 2018 | Fonte: Globo Esporte

Quinze anos da Libertadores: a heróica vitória do Papão em La Bombonera

Iarley relembra partida e diz que, apesar da eliminação, a vitória do Paysandu sobre o Boca Juniors diante de mais de 40 mil argentinos nunca será esquecida

Nesta terça-feira, dia 24 de abril, o Paysandu comemora 15 anos de um dos seus maiores feitos: vencer o Boca Juniors por 1 a 0, em La Bombonera, na Argentina, na partida de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América de 2003.

 

Iarley foi autor do gol histórico do Paysandu sobre o Boca Juniors, na La Bombonera, pela Copa Libertadores de 2003 (Foto: Daniel Garcia/AFP)
Iarley foi autor do gol histórico do Paysandu sobre o Boca Juniors, na La Bombonera, pela Copa Libertadores de 2003 (Foto: Daniel Garcia/AFP)

Naquele ano, o Papão entrou na principal competição da América do Sul como azarão, mas deixou de ser zebra e passou a ser a grande sensação daquele torneio, principalmente na fase de grupo. O Bicolor Paraense fez uma campanha irretocável na primeira fase e digna de ser lembrada até hoje: seis jogos, quatro vitórias e dois empates, totalizando 14 pontos, jogando no Grupo 2 ao lado de Cerro Porteño (Paraguai), Sporting Cristal (Peru) e Universidad Católica (Chile).

 

Na fase seguinte, o Paysandu tinha a difícil missão de enfrentar o Boca em La Bombonera, estádio que recebeu o apelido em uma curiosa comparação com uma caixa de bombons. Lá os argentinos eram praticamente imbatíveis. Em um jogo com expulsões e muita pressão, Iarley, aos 22 minutos do segundo tempo, após receber passe de Sandro Goiano, tirou dois marcadores da jogada e finalizou rasteiro para marcar o gol da vitória.

 

– Para mim foi uma conquista, acho que para vocês também. Vencer o todo poderoso Boca Juniors plena Bombonera é uma conquista, é um feito – disse Iarley, ídolo bicolor e autor do gol histórico na Bombonera.

 

Apesar da boa vantagem garantida no primeiro jogo, o time paraense não conseguiu segurar a forma do Boca e acabou sendo derrotado por 4 a 2, dentro do Mangueirão. Mesmo assim, Iarley afirma que o torcedor não pode se envergonhar pela eliminação porque, mesmo assim, o clube fez história.

 

– A eliminação mão pode de maneira nenhuma apagar o nosso feito. Então, 15 anos se passaram, mas pra mim parece que foi ontem. É uma importância muito grande ter vestido essa camisa – completou o ex-jogador.


Comemoração na Curuzu

E para comemorar a data, a diretoria do Paysandu faz uma programação especial torcedores e ídolos bicolores que atuaram naquela histórica partida. Nesta programação, inclusive, está previsto um torneio de qual torcedor narra melhor os lances daquele jogo, com direito do grito de gol durante o replay de Iarley abrindo o placar na Bombonera. O encontro acontecerá nesta terça-feira a partir das 17h no estádio da Curuzu.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document