Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
24 de ABRIL de 2018 | Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Caravana da Saúde nas Escolas tem até mil atendimentos por dia

Primeira etapa do programa aconteceu na EE São José, na Vila Rosa, em Campo Grande.
Governador Reinaldo Azambujaacompanhou, pessoalmente, a primeira etapa do programa (Foto: Chico Ribeiro)

O programa Caravana da Saúde nas Escolas está a todo vapor. De acordo o coordenador operacional Luciano Goulart, até mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais são atendidos diariamente.

 

O governador Reinaldo Azambuja fez questão de acompanhar, pessoalmente, nesta terça-feira (24/04) a primeira etapa do programa na EE São José, na Vila Rosa, em Campo Grande.

 

É uma oportunidade para alunas como Maria Sofia, de 9 anos. Aluna do 5º ano, ela nunca tinha feito exames de visão ou audição. “É a primeira vez que eu faço. É bom saber se está tudo bem com a nossa saúde”, disse.

 

Alunos do 4º ano, Vinicius Machado e Nicole Rebeca Caçador Garcia, ambos com 9 anos, e Isadora Marques Fabiane, 9 anos, do 5º ano, também fizeram os exames da primeira etapa, onde são feitos triagem e diagnóstico. “É importante para ver se a saúde está bem”, falou Isadora.

 

“É extremamente positiva a Caravana nas Escolas porque ela oportuniza aos alunos da rede pública passar por esses exames. Interessante é o que identificamos, quando idealizamos o projeto é que entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição. Passando por esses exames, por essa triagem inicial, que nós fazemos hoje nesta manhã, vai para o exame específico. Aprofunda um pouco mais os exames específicos e quando no Dia D vamos disponibilizar ou óculos, ou aparelho auditivo. Isso com certeza vai dar um ganho a mais a esses alunos na rede”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

 

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado. Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados.

 

Passo a passo

A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Os exames são feitos em poucos minutos. Já na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos. A primeira etapa é dividida em seis fases:

Foto: Divulgação


Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document