Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
16 de ABRIL de 2018 | Fonte: Secretaria de Estado de Educação (SED)

Inscrições para o Encceja 2018 começam nesta segunda-feira

O Encceja é destinado a pessoas com no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas para a certificação do ensino fundamental e mínimo de 18 anos completos na data das provas para a certificação do ensino médio.
Foto: Divulgação

Começam nesta segunda-feira (16/04) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção de certificados de ensino fundamental e médio.

 

As inscrições vão até 27 de abril, exclusivamente pela internet, na página oficial do Exame, sendo a participação totalmente gratuita. Durante o preenchimento da inscrição, o candidato deverá informar o endereço de e-mail e número de celular válidos, pois o Inep utilizará esses dados para enviar ao participante informações relativas ao exame.

 

O Encceja é destinado a pessoas com no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas para a certificação do ensino fundamental e mínimo de 18 anos completos na data das provas para a certificação do ensino médio. O candidato deve informar, no ato da inscrição, para qual nível de ensino deseja a certificação, como também indicar a Secretaria de Estado de Educação (SED) ou um dos Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul onde deseja retirar seu certificado.

 

O candidato deverá também optar pelas áreas de conhecimento que deseja participar, podendo ser uma ou todas, lembrando que caso não tenha sido aprovado(a) em qualquer área de conhecimento o certificado não será emitido.

 

Após a conclusão da inscrição, o participante poderá imprimir o comprovante em que consta seu número de inscrição. O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob a guarda do participante, sendo indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição na página do participante, para consultar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição e para a obtenção dos resultados individuais via internet.

 

Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte. Pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas (PPL) precisam de um responsável pedagógico para que a inscrição no Encceja seja feita. Todos os inscritos têm que responder ao Questionário Socioeconômico (QSE) para concluir o cadastro no Encceja. O recebimento das solicitações para atendimento por nome social vai de 30 de abril a 4 de maio.

 

As provas acontecem em 5 de agosto, com divulgação do resultado prevista para o último trimestre de 2018.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document