Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
27 de FEVEREIRO de 2018 | Fonte: Agência Brasil

Eleitores defendem voto impresso para eleições 2018

A audiência pública do TSE serve como preâmbulo para publicação de uma resolução que irá disciplinar o voto impresso nas eleições de 2018
Lei de 2015 prevê impressão de votos dados em urna eletrônica (Foto: Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discutiu ontem , em audiência pública em sua sede, em Brasília, a implementação do voto impresso nas eleições deste ano, que está prevista em uma lei aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional.

 

Apesar de prevista na legislação, a Justiça Eleitoral já afirmou, desde o ano passado, durante a presidência do ministro Gilmar Mendes no TSE, que não tem condições técnicas e financeiras de imprimir todos os votos nas eleições deste ano. Segundo a corte, a impressão ficará restrita a 5% das cerca de 600 mil urnas.

 

Quase todas as 20 pessoas que subiram à tribuna durante a audiência pública, ontem, defenderam a implementação do voto impresso em todo o país, ainda neste ano. "Cumpram a lei", pediu o presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf) Eduardo Cubas.

 

"Acho que a urna [eletrônica] é confiável, mas, se ela não tem a impressora, ela não cumpre seu papel, que é a materialização do voto", argumentou o engenheiro Marcos Mariani. "Acreditamos que a impressão do voto vai ser uma ferramenta para dar transparência". Ele defendeu a abertura de uma nova licitação, no valor estimado de R$ 250 milhões, para a compra de impressoras.

 

Na audiência, o representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Fernando Neves, foi o único que considerou dispensável o voto impresso. "Estamos aqui voltando para um gasto excessivo em papel, em nome de uma segurança que não é a maior", afirmou Neves, que considera haver meios eletrônicos mais eficientes para a conferência da votação.

 

A audiência pública do TSE serve como preâmbulo para publicação de uma resolução que irá disciplinar o voto impresso nas eleições de 2018. Na minuta do documento, está previsto que, nas urnas que tiverem o dispositivo, o eleitor poderá conferir o teor do voto impresso com a tela da urna eletrônica, mas não terá acesso físico ao comprovante, que ficará depositado em uma urna plástica e será destinado "excepcionalmente" a recuperar o resultado da votação.

 

Em fevereiro deste ano, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, abriu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) na qual pediu que a impressão do voto seja considerada inconstitucional, entre outras razões por representar uma ameaça ao sigilo do voto, segundo ela.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document