Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
23 de FEVEREIRO de 2018 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Cartório Eleitoral de Naviraí passa a atender por agendamento eletrônico

Filas foram eliminadas, porém há eleitores que agendam mas não comparecem no dia e horário marcados.
Com o agendamento eletrônico não há mais necessidade de filas em frente ao Cartório (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

Desde segunda-feira (19/02), o Cartório Eleitoral de Naviraí está atendendo os eleitores somente mediante agendamento feito através do site o site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) www.tre-ms.jus.br.

 

A adoção do sistema de agendamento eletrônico surgiu da necessidade de acabar com as filas que estavam se formando na frente do prédio do Cartório Eleitoral e diante de relatos de pessoas que afirmaram que chegavam ao local ainda durante a madrugada, mesmo sabendo que o início do atendimento era somente ao meio-dia. Agora, os eleitores já agendados chegam e são atendidos, indo embora com seu novo título de eleitor em questão de minutos.

 

A chefe do Cartório Eleitoral, Sirlene Shiota Meinhart, informa que desde o dia 19, não houve mais filas no local e as pessoas não precisam mais ficar horas à espera de fazer o cadastramento biométrico, alistamento ou transferência de Título de Eleitor. Porém, percebeu que outros problemas surgiram, especialmente caso de eleitores que fizeram o seu agendamento e deixam de comparecer no dia e hora marcados, desperdiçando uma vaga de atendimento e prejudicando o serviço público. Ela lembra que aqueles eleitores que agendaram uma vaga podem e devem buscar cancelar a sua reserva, ou que, ao menos, avise o Cartório Eleitoral para que os servidores possam disponibilizar a vaga para outro eleitor.

 

– Trata-se de uma atitude simples e de cidadania – afirma Sirlene Shiota.

 

A agenda de atendimentos já se encontra com vagas somente a partir do mês de abril, ou seja, a busca está muito alta, por isso a chefe de Cartório avisa para aquelas pessoas que deixarem de comparecer terão de agendar nova data que, com certeza, será para uma data muito posterior.

 

Ao realizar o agendamento eletrônico, as pessoas devem prestar muita atenção quanto à data que foi escolhida para não perdê-la ou não ir até o Cartório Eleitoral em dia e horário equivocados. Há casos de eleitores que foram ao Cartório em um dia, sendo que, estavam agendados para o mesmo dia do próximo mês.

 

Outro fator que tem prejudicado os trabalhos da Justiça Eleitoral são os eleitores que no momento do atendimento deixam de levar os documentos e cópias necessárias para o cadastramento biométrico.

 

- Todos os eleitores devem comparecer munidos de originais e cópias de documento de identidade com foto e comprovante de residência atual. Para aqueles que já são eleitores de Naviraí, não importa em nome de quem esteja o comprovante de residência – explica.

 

Já para pessoas que irão transferir seu título de eleitor para Naviraí ou que não possuam título de eleitor, outros documentos são exigidos, como comprovante de residência em seu próprio nome ou certificado de alistamento militar.

 

O cadastramento biométrico deve ser feito por todos os cidadãos de Naviraí, mesmo aqueles que não são obrigados a votar, mas não há um prazo final de encerramento, ou seja, quem não fizer este ano irá votar sem nenhum problema nas Eleições Gerais 2018.

 

A Justiça Eleitoral solicita que as pessoas busquem realizar o seu cadastramento biométrico, mas de forma organizada, mediante o agendamento eletrônico e para sanar quaisquer dúvidas, basta ligar para o telefone (67) 3461-1716.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document