Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
22 de JANEIRO de 2018 | Fonte: Globo Esporte

Palmeiras dosa parte física e começa a mostrar padrão de jogo

Primeiros dois jogos do ano, ambos com vitória, mostram pontos em comum.
Jogadores comemoram gol de Borja na vitória por 1 a 0, sobre o Botafogo em Ribeirão Preto (Foto: Globoesporte)

O planejamento do Palmeiras neste início de ano tem funcionado. São duas vitórias em duas partidas, a mais recente neste último domingo (21/01) por 1 a 0 sobre o Botafogo, com repetição de escalação e primeiras mostras de padrão de jogo, mas também preocupação com a condição física do elenco.

 

Para levar a campo em Ribeirão Preto os mesmos titulares do 4-1-4-1 de quinta-feira passada contra o Santo André, o técnico Roger Machado e sua comissão decidiram usar os dois dias de intervalo exclusivamente para recuperar os atletas. Na sexta-feira e no sábado, apenas os reservas trabalharam com bola.

 

Deu certo. Apesar de um início de quase nenhuma chance de gol, influenciado em certa medida pelo calor intenso do interior paulista, a equipe corrigiu os problemas no intervalo - já com sombra no estádio Santa Cruz - e fez um segundo tempo completamente diferente, de menos espaços e mais aproximação nos passes.

 

O padrão treinado por Roger Machado é esse, do "jogo apoiado", com triangulações para envolver e furar a marcação. A ideia é que sempre alguém se apresente no espaço vazio para receber a bola.

 

Outra tática ensaiada no dia a dia e que vem sendo colocada em prática é a "saída de três": um volante afunda entre os dois zagueiros abertos para receber a bola, enquanto os dois laterais puxam a marcação no ataque. Assim, o Palmeiras ganha terreno ao empurrar o Botafogo para trás, facilitando a transição ofensiva.

 

É muito cedo, começo de temporada, mas a opção de Roger tem sido mais eficiente, por exemplo, do que a estratégia do são-paulino Dorival Júnior, que escalou dois times diferentes nas duas primeiras rodadas e ainda não venceu. O palmeirense também se mostra preocupado com a questão física, mas vem apostando nos jogos como forma de entrosamento.

 

Para o próximo compromisso, diante do RB Brasil, na arena há um tempo maior de preparação. Tempo que deve ser utilizado para reforçar o que funcionou no segundo tempo de domingo e na primeira etapa de quinta-feira passada. O jogo é apenas na quinta-feira.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document