Untitled Document
SÁBADO, 18 DE AGOSTO DE 2018
12 de JANEIRO de 2018 | Fonte: Glarin Bif/ Assessoria

Jornada Técnica da Soja organizada pela Copasul reúne mais de 200 pessoas

Cooperados, técnicos, colaboradores e parceiros comerciais da Cooperativa participaram do evento.
Os participantes puderam adquirir conhecimentos variados com palestras de grandes pesquisadores (Foto: Divulgação)

No último dia 10 de janeiro, a Copasul realizou a 9ª edição da Jornada Técnica da Soja. Mesmo com chuva, o evento teve grande sucesso, reunindo mais de 200 pessoas, entre cooperados, técnicos, colaboradores e parceiros comerciais da Cooperativa. Durante o dia, os participantes puderam adquirir conhecimentos variados com palestras de grandes pesquisadores sobre manejo de plantas daninhas, solo e cenário microbiológico, além da troca de experiência.

 

O evento teve início na Unidade de Difusão de Tecnologias da Copasul (UDT), em Itaquiraí, onde o corpo técnico apresentou trabalhos sobre fertilidade e cultivares. Os participantes seguiram para a Fazenda Montana, do cooperado Nestor Moreschi, onde foram realizadas as palestras. A primeira delas, foi com o especialista em solos, João Dantas, que falou sobre Manejo para alta produção. “Falamos sobre manejo de solos na parte física, química e biológica. Quando se fala em solo, temos que pensar de forma trigonométrica, como o solo é quimicamente corrigido, fisicamente adequado e biologicamente ativo”, explicou.

 

Após o almoço, foi realizada a palestra “Herbicidas Pré-Emergentes na Cultura da soja”, com o especialista Robinson Osipe. “Foi uma oportunidade ímpar. Fiquei surpreso com o engajamento dos produtores no evento, apesar de um dia chuvoso, nós tivemos mais de 200 pessoas. O que estamos percebendo é que o agricultor tem repetido os mesmos herbicidas e manejos e está pagando um custo muito alto. Temos, por exemplo, a buva, uma super planta daninha que não morre com três mecanismos diferentes, e isso resulta num aumento de custo para o produtor. Nós falamos de outras opções de herbicidas, é exatamente a alternância de herbicidas e métodos de controle, que vai permitir a redução de custos na propriedade”, comentou Osipe.

Jornada Técnica reuniu mais de 200 pessoas e teve início na Unidade de Difusão de Tecnologias da Copasul, em Itaquiraí (Foto: Divulgação)

Durante o evento, também participaram representantes de Institutos de Pesquisa, como o IFMS – Campus Naviraí. “O Instituto sempre tem uma grata satisfação de participar dos eventos da Copasul, e pela primeira vez estivemos na Jornada da Soja, um evento muito produtivo. É importante que a universidade e o instituto esteja vinculado com os produtores rurais, fazendo essa integração. Saliento que em 2018 teremos a abertura do primeiro curso de agronomia gratuito em Naviraí e o apoio da Copasul e de produtores, foi significativo principalmente para a implantação do curso e área para a fazenda escola, esperamos que esse vínculo com a Copasul se solidifique ainda mais, beneficiando os produtores rurais e toda a comunidade”, disse o Diretor do Campus, Matheus Bornelli de Castro.

 

Para os cooperados, o evento superou as expectativas. “Foi uma Jornada excelente, é a 4ª vez que venho e foi a melhor de todas. As palestras foram ótimas, principalmente a do João Dantas, que pra mim foi excepcional. Foi muito bom ter vindo e aconselho que mais produtores participem. O conhecimento técnico e a troca de experiências, de ideias e soluções que cada um utiliza para os problemas, foi muito bom”, disse o cooperado Henrique Hoerelle. “Foi muito positivo, em vistas das palestras técnicas, temas relevantes para o manejo atual da soja, combate às ervas daninhas, e estruturação do solo, na parte física e química, tivemos um ótimo aproveitamento, agregando conhecimento para a propriedade”, comentou o produtor Adailton Julião.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cocamar inaugura loja em Naviraí em outubro
Funasa libera 1ª parcela para implantação de água potável no Assentamento Juncal
Azambuja pede que Justiça responsabilize outros gestores por atraso no Aquário
Untitled Document