Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2018
09 de JANEIRO de 2018 | Fonte: TV Morena

MS tem 3° maior número de casos de ferrugem asiática do país

Em um intervalo de apenas seis dias, entre 2 e 8 de janeiro, foram confirmadas sete ocorrências da doença.
MS já registrou sete focos de ferrugem asiática na safra 2017/2018, aponta Consórcio Antiferrugem (Foto: Divulgação)

O ano de 2018 começou com Mato Grosso do Sul registrando os primeiros casos de ferrugem asiática nas lavouras de soja. Em um intervalo de apenas seis dias, entre 2 e 8 de janeiro, foram confirmadas sete ocorrências da doença. O número já coloca o estado como o terceiro em número de registros no país no ciclo 2017/2018, ficando atrás apenas do Paraná, que tem 53 e do Rio Grande do Sul, que tem 14 focos.

 

Segundo o Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença, o primeiro caso confirmado em uma lavoura comercial ocorreu em Dourados, no dia 2 de janeiro. O foco foi localizado em uma área cultivada na primeira quinzena de novembro e os exames que atestaram a presença da ferrugem foram feitos pela Fundação MS.

 

No dia seguinte, 3, houve um novo caso comprovado, desta vez no município de Laguna Carapã e nesta segunda-feira (8), foram registrados focos em mais três municípios sul-mato-grossenses: Aral Moreira (um), Maracaju (dois) e São Gabriel do Oeste (dois).

 

Na safra 2016/2017, Mato Grosso do Sul registrou 64 focos da doença, o que representou uma retração de 8,6% frente aos 70 do ciclo anterior.

 

O que é a ferrugem asiática

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

 

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.



Untitled Document
Últimas Notícias
Professora Ivonete de Naviraí já está em São Paulo para cerimônia do Prêmio Educador Nota Dez 2018
Osorio chama cinco do futebol brasileiro para período de treinos no Paraguai
Prefeitura de Naviraí fará audiência pública para apresentação de relatório fiscal
Untitled Document