Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2018
15 de DEZEMBRO de 2017 | Fonte: Agência ALMS

Ato da Mesa institui Programa de Gestão Documental na Casa de Leis

Objetivo do Programa é simplificar e racionalizar os procedimentos, como também preservar o patrimônio documental.
Uma das finalidades do Programa é preservar o patrimônio documental da ALMS (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Foi publicado no Diário Oficial do dia (14/12), Ato da Mesa Diretora que institui o Programa de Gestão Documental no âmbito da Assembleia Legislativa. De acordo com a proposta é dever do Poder Público a gestão da documentação de arquivos e a garantia do acesso às informações neles contidas, conforme o disposto no parágrafo do artigo 216 da Constituição Federal e no artigo 1º da Lei Federal 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

 

Consta ainda que compete à Casa de Leis a definição de critérios de organização, gestão, guarda, descarte e de acesso aos documentos de arquivo, conforme dispõe o Decreto Estadual 14.760/2017 e o Decreto Estadual 16.664/2013.

 

O objetivo do Programa é simplificar e racionalizar os procedimentos, como também preservar o patrimônio documental. Considera-se arquivo o conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pelo Poder Legislativo no exercício de suas funções e atividades.

 

O Ato estabelece ainda que será criada uma Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo, que deverá classificar, orientar, acompanhar e controlar a utilização, a guarda e o descarte dos documentos, conforme sua classificação dos seus ciclos. A Comissão será composta de no mínimo três servidores efetivos integrantes do Legislativo, designados por Ato próprio.



Untitled Document
Últimas Notícias
CNH Digital já está disponível em Mato Grosso do Sul
Sétimo lote do abono salarial 2016 começa a ser pago hoje
Avaí vence e elimina o Corinthians
Untitled Document