Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
30 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: G1-MS

Brasileiros fazem fila para tentar vaga em faculdade de medicina em cidade paraguaia vizinha a MS

Estudantes de vários estados do Brasil disputam 300 vagas oferecidas pela faculdade de medicina mais tradicional de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã.
Estudantes brasileiros acampam em frente a faculdade de medicina no Paraguai, em cidade vizinha a Ponta Porã, MS (Foto: Mauro Almeida/TV Morena)
Estudantes brasileiros acampam em frente a faculdade de medicina no Paraguai, em cidade vizinha a Ponta Porã, MS (Foto: Mauro Almeida/TV Morena)

Brasileiros fazem desde segunda-feira (27), em frente à faculdade de medicina mais tradicional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha a Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

 

Pessoas de vários estados do Brasil disputam as 300 vagas que são oferecidas para 2018. O maior atrativo é o custo da faculdade. A mensalidade custa aproximadamente R$ 1,1 mil.

 

Mas existem outros benefícios no país vizinho. Em algumas faculdades do Paraguai, a parcela é decrescente, vai reduzindo na medida que as disciplinas diminuem.

 

''Na segunda-feira a gente viu, por grupos [redes sociais], que tava formando fila e eu me desesperei, a gente 'muntou' num carro e falei com o patrão, disse que precisava ir agora, 'muntei' e vim, cheguei e 'tamo' aqui na fila desde segunda,'' conta o estudante José Erick Greter.

 

Tem facilidade para o ingresso dos acadêmicos também, não é preciso fazer vestibular. O estuante apresenta documentos pessoais e comprovantes de conclusão do ensino médio, válidos pelo consulado brasileiro ou paraguaio, e depois tira a cidadania paraguaia ao longo do curso.

 

Em Pedro Juan são sete faculdades de medicina e cada uma tem em média de 1,1 mil a 1,2 mil alunos matriculados. Atualmente são mais de 8 mil alunos aqui na fronteira com o Paraguai, a maioria brasileiros.

 

Depois de formados, os estudantes têm que fazer a prova do Revalida, para que eles possam trabalhar no Brasil. As grades curriculares dos cursos dos dois países são bastante semelhantes.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document