Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
28 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: Correio do Estado

Menos da metade do rebanho bovino de MS foi vacinado

Alerta foi feito pelo Iagro/MS em razão do término da campanha, no dia 30 de novembro

A campanha de vacinação contra Febre Aftosa termina no dia 30 de novembro, com meta de vacinar oito milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, nas regiões do Planalto e Fronteira. No Pantanal, a recomendação é valida de mamando a caducando, para os produtores que optaram por imunizar os animais em novembro.

Resultado de imagem para vacinação febre aftosa
Declaração de registro de vacinação tem que ser feita até 15 de dezembro (Foto: Divulgação)

Entretanto, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal  (Iagro) apontou que até dia 24 de novembro, pouco mais de 40% dos animais, cerca de 3,5 milhões de cabeças, receberam a vacina. Os proprietários devem registrar em sistema a confirmação de imunização até 15 de dezembro, para rebanhos localizados nas regiões de Planalto e Fronteira. Para os rebanhos do Pantanal o período foi ampliado para 30 de dezembro.

 

Coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio da Iagro e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a campanha conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa Gado de Corte.

 

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro, ou em casos específicos, e a critério da Iagro, em seus escritórios locais, lembrando que os pecuaristas devem aproveitar o manejo para vacinar as fêmeas de três a oito meses contra a Brucelose e que maiores informações podem ser obtidas no Disk Aftosa: 0800 67 9120.

 

COBERTURA VACINAL

 

Mato Grosso é um dos três estados com melhor percentual de cobertura vacinal  no país na última década. Segundo informações da agência, além disso são realizadas ações permanentes de vigilância e identificação individual de todo rebanho localizado na fronteira. 

 

Os resultados colaboraram para a liberação das exportações de carne bovina in natura para a União Europeia e a adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). 



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document