Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
06 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria

Naviraí faz campanha de prevenção ao câncer bucal

A programação da campanha ainda conta com palestras, escovações supervisionadas e aplicação de flúor gel nas escolas.

A Gerência de Saúde do município de Naviraí por meio Programa Coletivo de Prevenção e Programa Odontologia-Criança realizará em todo o mês de Novembro de 2017 a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que tem por objetivo levar orientações educacionais e preventivas sobre lesões bucais, em especial ao Câncer, que tem 100% de cura, quando diagnosticado em sua fase inicial.

Gerência de Saúde fará orientação preventiva sobre câncer bucal (Foto: Divulgação)

Os principais sintomas do câncer bucal são lesões na cavidade oral ou lábios que não cicatrizam em 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca e bochecha; nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

 

Segundo a Dra. Paula Suekane, Coordenadora do Programa Coletivo de Prevenção e Programa Odontologia-Criança do Município de Naviraí, todas as Unidades de Saúde da Família estarão à disposição para receberem os pacientes que suspeitarem e apresentarem alguma lesão ou sintoma de câncer bucal, para o exame clínico.

 

“As equipes de saúde bucal das Unidades de Saúde da Família, realizarão além de atividades educativas nas unidades, com o tema de Prevenção do Câncer Bucal, visitas domiciliares, com busca ativa dos casos, além de orientações de prevenção ao Câncer Bucal no domicílio, reforçando a importância do autoexame para a detecção precoce da doença”, explicou a gerente de Núcleo de Assistência Odontológica Kátia Akemi da Rocha Ujihara Salem.

Durante a campanha também serão realizadas visitas domiciliares (Foto: Divulgação)

A programação da campanha ainda abrange palestras, escovações supervisionadas e aplicação de flúor gel nas escolas municipais e estaduais (a partir do 6º ano do ensino fundamental), com entrega de panfletos para serem levados aos pais e familiares para conscientização da população.

 

Paula Suekane ainda explicou que nos casos em que forem identificados algum sinal de indicação de lesão suspeita o cidadão será encaminhado para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, onde serão feitos exames para detecção do câncer, e biópsia.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document