O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirma que o programa Agromais irá melhorar a produção rural em Mato Grosso do Sul. A solenidade que marca a adesão do Estado ao programa acontece na noite desta quinta-feira (21), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
O ministro Blairo Maggi durante evento em Campo Grande nesta quinta-feira (Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado) |
O Agromais é um programa do Governo Federal, que tem o objetivo de desburocratizar, o processo de produção do agronegócio.
Conforme o ministro, o programa existe desde que ele assumiu o ministério da agricultura e facilita a vida das pessoas no agronegócio. “O Governo Federal já tem mais de 700 medidas alteradas, para desburocratizar o processo de produção rural”, disse Blairo, que aproveitou a oportunidade para exemplificar uma delas. “Antes era exigido que todo produto que saia do frigorífico tinha que estar a menos 18 graus, no entanto, no mundo inteiro é exigido a temperatura de menos 12 graus. Ou seja os frigoríficos do Brasil estavam gastando muita energia, o que não era necessário”, destaca.
Ainda segundo Blario, o Governo Federal não pode ser o único a alterar medidas, também é necessário que os estados alterares suas legislação.
Aproveitando a fala do ministro, o governador Reinaldo Azambuja disse que, antes mesmo de aderir ao programa, MS já vem realizando uma série de medidas para desburocratizar, o processo de produção agropecuária.
“De imediato iremos nos reunir com todos os níveis do agronegócio para ouvir deles, quais são os principais gargalos, que atrapalham o processo de produção, e quais normas da nossa legislação precisam ser mudadas”, afirma o governador, ressaltando que o objetivo é dar maior dinâmica na produção.
Viaturas – Na oportunidade, Reinaldo também faz a entrega de 22 viaturas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para os programas do Iagro. O investimento total foi de R$ 1.512 milhões, com contrapartida de R$ 151 mil do Estado. A solenidade de entrega de viaturas e assinatura do Agromais conta com um grande aparato de segurança e é acompanhada pelo secretariado e políticos do Estado.
Além da assinatura do programa em Campo Grande, o ministro participou durante a tarde em Corumbá da inauguração do primeiro frigorífico que vai processar carne de jacaré em Mato Grosso do Sul.