Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
29 de AGOSTO de 2017 | Fonte: Agência ALMS

Proposta prevê intérpretes de libras em unidades de saúde de MS

Projeto de Lei foi apresentado durante a sessão plenária desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A troca de informações entre paciente especial e médico pode ficar garantida (Foto: Victor Chileno/ALMS)

A inclusão social dos deficientes auditivos no atendimento público de saúde, em hospitais e unidades básicas, é o principal objetivo do Projeto de Lei apresentado pelo deputado Maurício Picarelli (PMDB) durante a sessão plenária desta terça-feira (29/8).

 

O PL dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender pacientes deficientes auditivos e auxiliar adequadamente nos serviços de saúde durante as informações solicitadas pelo médico ao paciente.

 

Segundo o autor, a correta comunicação entre os deficientes e a equipe médica é fundamental para o bom andamento do tratamento. “É necessário que os pacientes relatem com clareza e especificação os sintomas da doença. A presença do intérprete vai garantir essa troca de informações de maneira correta e precisa, facilitando a vida do paciente, da família e da equipe médica”, explicou Picarelli.

 

O projeto inclui ainda a garantia desse profissional nos laboratórios e postos de saúde. Se a proposta for aprovada, o Poder Executivo fica autorizado a firmar parcerias entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), entidades e organizações.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document