Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
10 de AGOSTO de 2017 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Cartório Eleitoral de Naviraí registra aumento de cadastramento biométrico

Cartório Eleitoral de Naviraí tem registrado uma média de 180 atendimentos semanais de eleitores que buscam o recadastramento biométrico.

O movimento de eleitores em busca do cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Naviraí tem sido constante nos últimos dias. Conforme apurado pela Folha de Naviraí, cerca de 180 eleitores tem procurado o Cartório eleitoral local com o intuito de substituir o título convencional, pelo título cadastrado via biometria.

Cartório Eleitoral de Naviraí tem realizado, em média, 36 cadastramentos biométrico por dia (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A média de atendimento diário tem sido de 36 eleitores, como é o caso do casal de idosos João Manoel da Silva (85 anos) e Luzinete Quitéria de Silva (70 anos), que na terça-feira (08/08) compareceram ao Cartório Eleitoral afim de realizar o cadastramento biométrico.

 

Mesmo não sendo obrigados a votar [o voto é facultativo para pessoas acima de 70 anos] Sr. João e Dona Luzinete Quitéria fazem questão de antecipar o cadastramentos biométrico para continuarem aptos a votarem nas próximas eleições.

 

– Ficamos sabendo da necessidade da troca do título por “esse modelo novo” e viemos ao cartório. É importante estar sempre correto, com os documentos em dia para votar. Vai que não votando cancelam nossa aposentadoria – brinca dona Luzinete, que ao concluírem o recadastramento exibiram orgulhosos os novos títulos.

Casal de idosos exibe o título de eleitor contendo a identificação biométrica (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores. Em Naviraí foi iniciado no dia 15 de fevereiro de 2017 e irá até março de 2018. O cadastramento biométrico é o procedimento necessário para que a população vote na nova geração de Urnas Biométricas. Elas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.

 

Sérgio Macedo de Oliveira, técnico Judiciário, explica que em média o cadastramento biométrico é concluído em 20 minutos. Há casos, explica o técnico, que a biometria é feita em menos de 10 minutos. Ele esclarece que até maio do próximo ano, todos os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral para colher assinatura, tirar a foto e colher as digitais.

Impressão digital é colhida durante o cadastramento biométrico (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

– É importante que o eleitor traga o RG original e uma cópia, além da cópia e original do comprovante de residência. Após fazer o cadastramento biométrico o título de eleitor atual é retido e a pessoa já sai na hora com o novo título de eleitor com identificação biométrica – orienta o técnico Judiciário, esclarecendo que homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

 

 BIOMETRIA

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível.

Biometria visa dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

O atendimento para recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Naviraí, situado na Avenida Iguatemi, número 159, acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.



Untitled Document
Últimas Notícias
Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade
Árbitro indicado: Gabigol espera julgamento de efeito suspensivo
Felipe Anderson, da Lazio, optou pelo Palmeiras por Mundial e Seleção
Untitled Document