A geada registrada em Mato Grosso do Sul e na região Sul do País nos últimos dias pode elevar os preços dos produtos hortícolas no Estado. O reflexo do mau tempo nas plantações tende a aumentar os valores de todas as frutas, verduras e legumes em até 9%.
A estimativa é do chefe da Divisão de Mercado das Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS), Cristiano Chaves.
“[O aumento dos preços] depende muito. Geralmente, quando acontecem geadas assim costuma subir de 5% a 9%, mas só vamos ter certeza desse índice quando voltarmos a negociar com os produtores”, detalha.
De acordo com Chaves, a Ceasa-MS ainda trabalha com o estoque de hortícolas adquirido na semana passara, que não sofreram as consequências do frio extremo. Assim, o valor dos produtos segue inalterado. As centrais começam a reabastecer suas reservas entre hoje (20/07) e segunda-feira (17/07).
Segundo o chefe da Divisão de Mercado da Ceasa-MS, 85% dos hortícolas comercializados vêm de fora, como de produtores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A geada foi mais intensa nesses estados, que registraram temperaturas abaixo de zero.