Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
10 de JULHO de 2017 | Fonte: Globo Esporte

Atlético-PR demite Eduardo Baptista e Paulo Autuori sai

Mudança dupla: com duas derrotas em mata-matas, técnico deixa o Furacão com aproveitamento de 46,1% em 13 jogos. Paulo Autuori deixa cargo de gestor e sai do clube.
Eduardo Baptista e Paulo Autuori não fazem mais parte do Atlético-PR (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Fim da linha para Eduardo Baptista. O técnico foi demitido pelo Atlético-PR na manhã desta segunda-feira (10/07), um dia após o empate com a Chapecoense, em 1 a 1, na Arena Condá. Em decorrência da saída do treinador, Paulo Autuori, que ocupava o cargo de gestor técnico, também saiu do Rubro-Negro.

 

Anunciado no dia 23 de maio, quando Paulo Autuori virou gestor, Baptista ficou menos de dois meses no cargo. Ele comandou o Furacão em 13 jogos, com cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, com um aproveitamento de 46,1%. Com o treinador, a equipe atleticana anotou 14 gols e sofreu 15. Pesaram em sua saída as duas derrotas sofridas em mata-matas, para Grêmio (4 a 0 na Copa do Brasil) e Santos (3 a 2 na Libertadores).

 

Quando chegou ao CT do Caju, Baptista assumiu o Rubro-Negro em momento de instabilidade no Campeonato Brasileiro. A equipe ocupava a vice-lanterna, na 19ª posição, com duas derrotas - 6 a 2 para o Bahia fora de casa e 2 a 0 para o Grêmio na Arena da Baixada. Agora, o treinador deixa o Furacão na 14ª colocação, com 15 pontos. O Furacão não vence há quatro jogos - vem também de derrotas para Grêmio (4 a 0, pela Copa do Brasil), Sport (1 a 0, pelo Brasileiro) e Santos (3 a 2, pela Libertadores da América).

 

Baptista é filho de Nelsinho Baptista, que foi treinador do Atlético-PR e campeão pelo clube em 1988. Antes de chegar ao Furacão, ele estava no Palmeiras, onde ficou pouco mais de quatro meses à frente do clube paulista. O Rubro-Negro foi o seu quinto clube no currículo - antes, além do Palmeiras, treinou Sport, Fluminense e Ponte Preta.

 

O Furacão ainda não anunciou quem será o novo treinador da equipe. Na próxima quarta-feira, a equipe atleticana recebe o Cruzeiro, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma possibilidade é a de que Kelly, ex-jogador do clube e membro da comissão fixa do clube, comande o time diante da Raposa.

 

Veja abaixo o comunicado de Eduardo Baptista:

Hoje pela manhã fui comunicado pela direção do CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE do meu desligamento do clube. Primeiro quero agradecer ao grupo de atletas, funcionários do clube e companheiros de comissão técnica pelo período e ótima relação e dedicação de todos.


Aos torcedores um agradecimento especial, sempre que estive na Arena me deparei com uma torcida muito apaixonada e nesse período tive essa torcida a nosso favor, foi uma experiência muito proveitosa.


A imprensa quero agradecer pelo alto nível e pelo respeito ao meu trabalho.


Em relação ao Paulo Autuori quero fazer aqui um registro, não só de sua competência, mas também pelo comportamento ético e acima de tudo respeitoso, foi meu chefe direto durante esse período no CAP e só tenho a elogiar sua condução do trabalho e lealdade.


Eu sempre tive boa relação com o Paulo Autuori e ela só aumentou nesse período.

Agradeço a oportunidade.

 

Eduardo Baptista

 

Autuori encerra ciclo no Furacão

Contratado em março do ano passado para o lugar de Cristóvão Borges, Paulo Autuori dirigiu o Atlético-PR em 86 partidas. No primeiro ano, somou 26 vitórias, 11 empates e 20 derrotas. Caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas acumulou o vice-campeonato da Primeira Liga, o título de campeão paranaense e terminou em sexto no Brasileirão - campanha que garantiu a vaga na Libertadores. Em 2017, somou oito vitórias, 11 empates e 10 derrotas em 29 partidas.

 

Na função desde 1974 e dono de um currículo de peso, Autuori assumiu o cargo de gestor do departamento de futebol no Furacão com a chegada de Eduardo Baptista. Inclusive, negociou pessoalmente a chegada do novo treinador. Na coletiva de imprensa quando as mudanças foram anunciadas pela diretoria, ele deixou claro que sairia do clube caso Baptista pedisse demissão ou fosse demitido.

 

Veja a nota oficial do clube:

O Clube Atlético Paranaense informa que, em razão de divergências na implantação das metodologias e filosofia do Clube, o treinador Eduardo Baptista foi desligado do seu cargo na manhã desta segunda-feira (10).


Em decorrência deste fato, o manager Paulo Autuori solicitou seu desligamento do Clube. A Diretoria, a comissão técnica permanente e os atletas manifestam seu inconformismo com esta decisão e lamentam profundamente a saída deste profissional de extrema competência que estava engajado com o projeto do Clube.


O CAP agradece os serviços prestados por ambos os profissionais e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document