Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
05 de JULHO de 2017 | Fonte: Fiems

Urupet na Estrada chega a Naviraí e reúne mais de 40 catadores de materiais recicláveis

Demonstração do protótipo, promovida na Escola do Sesi do município, foi feita na manhã desta quarta-feira para alunos da instituição e catadores de materiais recicláveis de Naviraí.

O projeto “Urupet na Estrada”, criado para apresentar o amassador portátil de garrafas PETs desenvolvido por alunos da Escola do Sesi de Campo Grande (MS), premiado pela Junior Achievement e considerado uma das 11 invenções mais inovadoras do Brasil no Desafio Criativos da Escola 2016, passou, nesta quarta-feira (05/07), por Naviraí (MS).

Mais de 40 catadores participaram da ação na manhã desta quarta em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Um grupo de alunos que participou da criação fez a demonstração do protótipo, promovida na Escola do Sesi do município, para alunos da instituição e catadores de materiais recicláveis.

 

Mais de 40 catadores participaram da ação, que ainda passará por Três Lagoas e Aparecida do Taboado nesta quinta-feira (06/07). O projeto também contemplou os municípios de Corumbá na última segunda-feira (03/07) e Maracaju e Dourados na terça-feira (04/07).

Aluno da Escola do Sesi em Naviraí aprendendo como utilizar o Urupet (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Andrélia Amaral Lopes, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Naviraí, ficou inspirada com a apresentação dos colegas de Campo Grande.

 

– Quero muito ajudar e desenvolver um projeto que possa auxiliar ainda mais esses trabalhadores – declarou.

 

Para o catador de materiais recicláveis José Alves Ferreira, a preocupação dos alunos em fazer algo pensando na classe dos catadores é algo muito bonito de se ver.

 

– Nosso trabalho do dia-a-dia é muito árduo e ninguém enxerga, ninguém reconhece que é pesado e feito com honestidade. O projeto desses alunos faz com que o catador seja reconhecido como trabalhador e não como alguém que simplesmente mexe no lixo dos outros – afirmou.

José Alves Ferreira, catador de materiais recicláveis em Naviraí, conhecendo o Urupet (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A diretora da Escola do Sesi de Naviraí, Paula Nudimila de Oliveira Silva, contou que os alunos que assistiram à apresentação saíram dela com outro olhar.

 

– Eles entenderam que, por meio de ideias simples, é possível mudar uma realidade. Houve muito interesse, muita interação e todos eles ficaram ainda mais animados para o torneio de robótica que será promovido em setembro – relatou.

Alunos que participaram da criação fazem a demonstração do protótipo (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document