Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
05 de MAIO de 2017 | Fonte: Globo Esporte

Entenda por que Cuca é o favorito a assumir o comando do Palmeiras

Desde que deixou o comando técnico do Verdão, no fim do ano passado, a sombra do treinador segue na Academia de Futebol. Até agora, ele é o único plano da diretoria
Cuca é o favorito para assumir o comando do Palmeiras no lugar de Eduardo Baptista (Foto: Reprodução)
Cuca é o favorito para assumir o comando do Palmeiras no lugar de Eduardo Baptista (Foto: Reprodução)

A demissão de Eduardo Baptista na noite de quinta-feira abre o caminho para o retorno de Cuca ao Palmeiras. O técnico, campeão brasileiro com o Verdão em 2016, só foi substituído no fim do ano passado por questões particulares. Fato que fez o seu "fantasma" rondar o trabalho de Eduardo do começo ao fim. Agora, ele volta a ser realidade nos bastidores da Academia. Mas o que leva Cuca a ser o favorito ao cargo?

 

Alguns fatores ajudam a explicar a idolatria da torcida e também o desejo da diretoria alviverde em ter o técnico campeão brasileiro de volta, com a missão de conquistar a Libertadores da América.


Técnico-torcedor

Antes da falar da parte tática, é impossível não citar o lado humano de Cuca. Sincero nas entrevistas e explosivo dentro de campo, foi considerado muitas vezes um representante da torcida no banco de reservas. Tanto na parte boa, ao "jogar junto" com a arquibancada, quanto na parte ruim, nas cobranças mais fortes dentro do grupo.

 

Ele nunca escondeu que a ligação dele com o clube começou na época em que era ainda criança, em Curitiba. Para provocar o pai corintiano, virou torcedor do Verdão após receber uma camisa de presente do seu tio. O lado torcedor, inclusive, chegou a colocá-lo em rota de colisão com o ex-presidente Paulo Nobre em algumas ocasiões importantes no ano passado.

 

Revolução tática

Cuca comandou uma reformulação grande no clube. Foi ele que montou o time campeão brasileiro e, após uma campanha vexatória na Libertadores do ano passado (eliminado na fase de grupos), mexeu com os jogadores e com a torcida ao criar um perfil vencedor.

 

E foi assim que os palmeirenses viram a equipe construir uma campanha histórica que fez o clube encerrar um jejum de títulos no Brasileirão que já durava 22 anos.


O cara certo na hora certa

As semelhanças entre os inícios de campanhas de 2016 e 2017 sempre mantiveram a sombra de Cuca no radar dos palmeirenses. Se Marcelo Oliveira não fez o time andar no ano passado, Eduardo Baptista entrega um time praticamente classificado para as oitavas da Libertadores, mas com um futebol questionado e, principalmente, uma eliminação inesperada para a Ponte Preta no Paulistão.

 

Os próximos passos

Em Curitiba, Cuca é o único plano da diretoria alviverde para suceder Eduardo Baptista neste momento. Pela torcida, pela herança deixada, pela expectativa de evolução do time sob o comando da antiga comissão técnica... Há quem diga que nem uma sondagem de um time chinês será empecilho para impedir a terceira passagem do treinador pelo clube (uma delas como jogador).



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document