Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2017
09 de ABRIL de 2017 | Fonte: Correio do Estado

Governadores discutem inclusão de servidores na reforma previdenciária

Marconi Perillo, presidente do Brasil Central, quer manter policiais em novo regime.
Reunião de governadores do bloco Brasil Central (Foto: José Medeiros/GCOM MT)

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), articula nos bastidores com chefes dos Executivos do Centro-Oeste, Norte e Nordeste uma pauta para apresentarem ao presidente Michel Temer relacionada à previdência.

 

Semana passada, o bloco Brasil Central (Centro-Oeste mais Maranhão e Rondônia) definiu que vai tentar agendar reunião em conjunto com Temer.

 

A ideia é que os servidores dos Estados sejam incluídos o quanto antes nas mudanças da Previdência. Caso prevaleça uma diferenciação entre as reformas dos Estados e da União, a proposta é de que os governadores adotem regras iguais às aprovadas no âmbito federal e de maneira coordenada, tão logo o governo aprove as novas regras no Congresso.

 

Preocupa os governadores, no entanto, a ausência de policiais e bombeiros no atual texto em discussão. O governo federal já disse que militares não serão alvo desta reforma.

 

Em Goiás, essas carreiras representam metade da folha de pagamentos de aposentadorias e por isso a liderança na articulação por parte de Perillo.

 

"Não dá pra gente pagar pagar R$ 30 mil, R$ 40 mil para quem se aposenta com 48 anos no serviço público", disse Perillo. "Hoje temos mais pessoas na inatividade recebendo altos salários do que trabalhando, é injusto".

 

Mato Grosso do Sul faz parte do bloco, mas a situação do Estado não foi detalhada na reunião e o governo estadual não divulgou estatística ainda.

 

ESTRUTURA

Esse bloco foi criado em 2015 e reúne cerca de 20 milhões de habitantes (9,16% da população nacional) e representa 25% do território brasileiro.

 

O atual presidente do consórcio é Marconi Perillo e as duas últimas reuniões realizadas foram em fevereiro (dia 3), em Goiânia, e nos dias 7 e 8 deste mês, em Cuiabá (MT).



Untitled Document
Últimas Notícias
Lava Jato prende na BA ex-gerente da Transpetro
Estudo aponta crescimento de jornais virtuais e redução de 35% em impressos
Esquema de estelionato prometia lucro de 1000%
Untitled Document