Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
10 de MARÇO de 2017 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Naviraí inicia o cadastramento biométrico de eleitores

Cartório Eleitoral iniciou a biometria que dará mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O Cartório Eleitoral de Naviraí iniciou no dia 15 de fevereiro, o cadastramento biométrico para os eleitores que fazem parte da 2ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O cadastramento biométrico é o procedimento necessário para que a população vote na nova geração de Urnas Biométricas. Elas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.

Eleitor realizando o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Sirlene Shiota,  o movimento nos últimos dias tem aumentado com procura, especialmente, pelos jovens que querem fazer Título Eleitoral. Ela esclarece que todos os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral para que colher assinatura, tirar a foto e colher as digitais.

 

– O tempo para que este processo de cadastramento seja concluído é de aproximadamente 20 minutos. Quem já possui o título, após realizar o recadastramento do processo de biometria tem o antigo título recolhido e já sai com novo modelo para votar nas próximas eleições – explica Sirlene Shiota.

 

Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor deverá apresentar cópias e originais de algum documento de identificação com foto e comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

 

O QUE É BIOMETRIA?

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível.

Cadastramento biométrico está sendo realizado desde 15 de fevereiro em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A Justiça Eleitoral, que já possui o mais rápido processo eleitoral do mundo, alcança um importante estágio de segurança com as novas Urnas Biométricas, já que não existem duas impressões digitais iguais no mundo, reduzindo significantemente a possibilidade de uma pessoa votar por outra.

 

O atendimento no Cartório Eleitoral para o recadastramento biométrico acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Avenida Iguatemi, número 159, no centro de Naviraí.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document