Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
02 de MARÇO de 2017 | Fonte: Campo Grande News

Produtores de MS devem declarar rebanho de equídeos até 31 de março

Produtores de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de março para declarar seu rebanho de equídeos junto a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Dados de 2016 mostram que o Estado tem 411 mil animais, sendo 82% destes na região do planalto. A previsão é de incremento de 5% e rebanho estimado em 431 mil equídeos.

 

São considerados equídeos os cavalos, burros, mulas, jumentos e pôneis. A declaração é muito importante para um melhor controle destes animais que exigem emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) para todos os trânsitos, em especial para eventos com aglomeração de animais, tais como provas equestres, leilões e exposições agropecuárias.

 

“A saúde animal, numa visão ampla, envolve questões relacionadas a enfermidades dos animais, saúde pública e controle dos riscos em toda a cadeia produtiva. Para assegurar a saúde e bem estar animal, é necessária a existência de um serviço de defesa bem estruturado, capacitado e apto para detecção e adoção precoce das medidas de controle e erradicação das doenças” ressalta a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE na Iagro, a médica veterinária Kelly Noda Gonçalves.

 

Além da GTA, os equídeos devem estar acompanhados de exames negativos de Anemia Infeciosa Equina, Mormo e Atestado ou Carteira de vacinação para influenza equina. Lembrando que o primeiro foco de mormo no estado foi em abril de 2015 e desde então os exames negativos são exigidos para trânsito interestadual, para locais de aglomeração, eventos e abate.

 

Os Médicos Veterinários do setor privado podem prestar serviços no âmbito do PNSE em diversas atividades. No que se refere à colheita de amostra para exame de mormo, há obrigatoriedade de cadastrado prévio na Superintendência Federal da Agricultura em MS.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document