Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
06 de FEVEREIRO de 2017 | Fonte: Assessoria

Prefeitura de Naviraí destaca importância da fiscalização sanitária

Vigilância Sanitária e Sistema de Inspeção Municipal alertam a população e comerciantes que não é permitida a venda de produtos de origem animal sem a inspeção.

Entende a Administração Municipal de Naviraí que a população tome conhecimento da importância do papel que a fiscalização sanitária desempenha em nossa comunidade, bem como da atuação deste eficiente órgão em prol de melhorias no que diz respeito à fiscalização da industrialização de produtos de origem animal.

Produtos derivados do leite, entre outros, devem passar pela inspeção municipal (Foto: Arquivo)

A Vigilância Sanitária (VISA) regulamenta e fiscaliza a comercialização destes produtos, além de atuar em todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população.

 

Tanto a Vigilância Sanitária, quanto o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) vêm alertar toda a população naviraiense, os comerciantes do setor, da importância em se consumir e da obrigatoriedade em se comercializar produtos de origem animais inspecionados (que são aqueles que possuem registro nos Serviços de Inspeção Oficial).

 

Segundo o setor da Vigilância Sanitária não é permitida a venda de produtos de origem animal sem a inspeção. Os cuidados com os alimentos devem continuar no comércio e na casa do consumidor visando principalmente evitar a contaminação do produto.

 

A orientação ao consumidor é que, ao comprar qualquer tipo de alimento, observe a embalagem com o rótulo indicando o endereço do fabricante, data de fabricação e prazo de validade. Para os alimentos resfriados, deve ser verificada a temperatura de conservação. Alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite, queijos e embutidos em geral devem possuir o carimbo de inspeção, seja municipal, estadual ou federal, garantindo a sua qualidade.

 

O Serviço de Inspeção Municipal desenvolve um papel de extrema importância, visto que nenhum estabelecimento industrial ou entreposto de produtos de origem animal pode funcionar no País sem que esteja previamente registrado no órgão competente para a fiscalização da sua atividade. 

 

O SIM está inserido na Gerencia de Desenvolvimento Econômico e tem como área de atuação específica inspecionar a industrialização dos produtos de origem animal e seus derivados: carne, leite, ovos, mel e pescado.

 

Para quaisquer dúvidas dos interessados, a VISA atende na Rua Itália, nº 50- Centro, já o SIM o seu atendimento é na Avenida Campo Grande, nº 661-A, Centro, na Gerência de Desenvolvimento Econômico.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document