Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
03 de JANEIRO de 2017 | Fonte: Assessoria

Produtores do MS devem cadastrar área de soja até dia 10

O cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal no Estado.

Encerra no dia 10 de janeiro, o prazo para produtores de soja de Mato Grosso do Sul, cadastrarem a área do grão da safra 2016/2017. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), quem não realizar o cadastro, pode pagar multa.

 

O cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal no Estado. A obrigatoriedade é prevista na lei nº 3.333, e regulamentada pelo DECRETO Nº 12.657, que prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática.

 

Segundo o engenheiro agrônomo e Fiscal agropecuário da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar, apenas 68,25% da área estimada pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), que é de 2.521.000,00 hectares, foi registrada até o momento.

 

O cadastro é realizado exclusivamente pela internet. O procedimento é anual e deve ser realizado todos os anos após o encerramento do período do vazio sanitário – 01/09 até o dia 10/01. Para realizar o cadastro, clique aqui.

 

Atualmente o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja em 2016.

 

Segundo o fiscal, a falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações. “A medida é protetiva. Precisamos saber quais propriedades estão plantando soja para monitorar e evitar grandes problemas com a sanidade vegetal”, informa lembrando a importância dos dados para o serviço defesa sanitária vegetal.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document