Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
01 de DEZEMBRO de 2016 | Fonte: Agência Brasil

MS registra dez novos casos de HIV por dia, aponta organização

Teste para verificar a presença do HIV é simples e a pessoa fica sabendo o resultado no dia (Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

A Aids se alastra silenciosamente em Mato Grosso do Sul, com a média de dez novos casos por dia de pessoas com vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). O número, estimado pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids em Mato Grosso do Sul (RNP+Brasil/MS), mostra quadro mais grave que o apresentado pelos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com a pasta, neste ano (janeiro a novembro), foram confirmados 89 casos, abaixo das 112 ocorrências  de todo 2015. 

 

A discrepância se deve à parcela de infectados que estão às margens das estatísticas oficiais. Conforme o RNP+Brasil/MS, para cada pessoa com a confirmação da doença pela rede de saúde, há outras duas potencialmente doentes. Além disso, muitos preferem fazer o autoexame, via testes rápidos do HIV, adquiridos em farmácias ou pela internet por baixos valores – a reportagem verificou testes vendidos a partir de R$ 23,90. 



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document