Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 22 DE MAIO DE 2017
01 de DEZEMBRO de 2016 | Fonte: Agência Brasil

MS registra dez novos casos de HIV por dia, aponta organização

Teste para verificar a presença do HIV é simples e a pessoa fica sabendo o resultado no dia (Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

A Aids se alastra silenciosamente em Mato Grosso do Sul, com a média de dez novos casos por dia de pessoas com vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). O número, estimado pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids em Mato Grosso do Sul (RNP+Brasil/MS), mostra quadro mais grave que o apresentado pelos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com a pasta, neste ano (janeiro a novembro), foram confirmados 89 casos, abaixo das 112 ocorrências  de todo 2015. 

 

A discrepância se deve à parcela de infectados que estão às margens das estatísticas oficiais. Conforme o RNP+Brasil/MS, para cada pessoa com a confirmação da doença pela rede de saúde, há outras duas potencialmente doentes. Além disso, muitos preferem fazer o autoexame, via testes rápidos do HIV, adquiridos em farmácias ou pela internet por baixos valores – a reportagem verificou testes vendidos a partir de R$ 23,90. 



Untitled Document
Últimas Notícias
Cursilho Naviraí promove Feijoada dia 02 de Julho no Salão Paroquial
Comissão aprova redução de pena para preso com deficiência
Caminhão boiadeiro carregado com 20 animais tomba em Naviraí
Untitled Document